Notícias

21.10.2014 - Luz e Lápis


Horta Pedagógica


Horta Pedagógica

No Luz e Lápis, nossos educadores, cumprem o importante papel de desenvolver o comprometimento das crianças com o cuidado do ambiente escolar, seja do espaço externo e interno da sala ou da escola, cuidado das relações humanas que traduzem respeito e carinho consigo mesmo, com o outro e com o mundo.

Essas reflexões geram processos educativos ricos, contextualizados, significativos para todos os envolvidos. É neste contexto que o cultivo da horta torna-se valioso instrumento educativo.

O contato com a terra dos canteiros e a descoberta das inúmeras formas de vida que ali existem, o encanto com as sementes que germinam, a prática diária do cuidado ao regar, transplantar, tirar matinhos, espantar formigas é um exercício de paciência e perseverança até que a natureza nos brinde com a transformação das sementes em verduras e legumes prontos para serem introduzidos em nossa alimentação saudável.

Acreditamos que a horta pedagógica é um instrumento que favorece diferentes conteúdos curriculares de forma significativa e contextualizada, além de promover experiências que resgatam valores sobre a vida, a morte, a sobrevivência, a paciência, a perseverança, a criatividade, a adaptação, a transformação e a renovação, afinal, este trabalho objetiva sensibilizar e conscientizar as crianças de que a vida depende do ambiente e o ambiente depende de cada cidadão deste planeta.

Ontem foi dia de colheita e a salada do almoço das crianças e colaboradores foi fruto deste trabalho coletivo. E viva a alimentação saudável!