Notícias

04.11.2014 - Luz e Lápis


IPA Brasil e Tarja Branca


Aconteceu no dia 31 de outubro a 3ª formação “Agentes do Brincar” organizada por nosso parceiro IPA Brasil – Associação Brasileira pelo Direto de Brincar , cujo tema deste mês foi ” O brincar e a comunidade inclusiva” com a oficineira brincante Mina Regen.

No mesmo dia, em outro turno, como parte da formação continuada dos educadores do Luz e Lápis, a roda de discussão e reflexão sobre a infância também foi amparada com a exibição do filme Tarja Branca - A Revolução Que Faltava, documentário fantástico produzido pela Maria Farinha Filmes e dirigido por Cacau Rhoden. O Instituto Alana é parceiro desta ação com a proposta de catalizar debates e conversas sobre o tema que o filme aborda em espaços socioeducativos.

O documentário é feito a partir dos depoimentos de adultos de gerações, origens e profissões diferentes e trata da pluralidade do ato de brincar, e como o homem pode se relacionar com a criança que mora dentro de si. Por meio de reflexões, o filme mostra as diferentes formas de como a brincadeira, ação tão primordial à natureza humana, pode estar interligada com o comportamento do homem contemporâneo e seu “espírito lúdico”.

Se você quiser ter acesso ao filme e ainda promover debates e reflexões entre em contato com Carol Misorelli através do e-mail carolmisorelli@gmail.com