Projeto pedagógico

Nossa Proposta

A educação infantil no Centro Educacional Infantil Luz e Lápis promove o desenvolvimento integral das crianças, nos aspectos físico, psicológico, cognitivo, cultural e social. As crianças são incentivadas a participar ativamente do próprio aprendizado, expressando e comunicando sentimentos e ideias, para que encontrem as respostas a partir de seus conhecimentos e de sua interação com o mundo.

Baseado na proposta socioconstrutivista, o projeto pedagógico do Luz e Lápis prioriza o respeito à dignidade e aos direitos das crianças, considerando as diferenças individuais, sociais, econômicas, culturais, étnicas e religiosas. Os primeiros seis anos de vida são fundamentais para o desenvolvimento do ser humano.Por isso, as crianças compartilham de um ambiente seguro, acolhedor e propício ao desenvolvimento de suas potencialidades, construindo vínculos de afeto e confiança. As atividades no Luz e Lápis envolvem, ainda, a valorização da vida, da família, do meio ambiente e das relações sociais.

O Direito de brincar

No Centro Educacional Infantil Luz e Lápis as crianças aprendem brincando. As atividades possuem um contexto lúdico e desafiador, para que os pequenos tenham qualidade de vida e um desenvolvimento mais natural, valorizando a socialização, a integração entre os grupos de crianças, o respeito ao próximo e o resgate da cultura do brincar como necessidade essencial da criança. O brincar é, portanto, eixo fundamental de todo o trabalho pedagógico!

Preservação de Recusos Naturais

A preservação dos recursos naturais é um conteúdo importante para o Luz e Lápis. Além de ações pontuais a respeito deste tema (campanhas envolvendo as famílias, por exemplo), há ainda um trabalho cotidiano de conscientização do uso adequado da água, da energia, do consumo dos materiais, da destinação correta dos resíduos, além de atividades relacionadas à horta (plantio e consumo), fazendinha (interação, cuidados básicos e de higiene com os pequenos animais) e demais situações nas quais a temática da sustentabilidade se faça presente.

Eixos do trabalho


O currículo é centrado nas crianças e na importância das famílias para o seu pleno desenvolvimento. O trabalho pedagógico favorece a construção de um ambiente fortalecedor de vínculos afetivos e de confiança, tendo como eixos institucionais a educação (onde se expressa o fazer dos projetos de cada módulo de crianças), a cultura (acesso à literatura infantil, cinema e demais manifestações artísticas e populares), a cidadania (ações que envolvem as crianças, famílias e comunidade) e a saúde (orientação e ações de prevenção).

Para garantir que a proposta pedagógica favoreça a construção do conhecimento e o desenvolvimento das múltiplas possibilidades, o Luz e Lápis organiza os grupos de crianças, denominadas módulos, da seguinte maneira: