Quem somos

A Instituição

O Centro Educacional Infantil Luz e Lápis é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) que atende, gratuitamente, cerca de 200 crianças de 1 a 5 anos e 11 meses, pertencentes a famílias de baixa renda ou em situação de vulnerabilidade social. Em 1987, ano de criação da instituição, a iniciativa foi da empresa Eletropaulo, com apoio da EMAE e do Governo do Estado de São Paulo. Atualmente é mantida por parcerias diversas, tanto do âmbito jurídico, como pessoas físicas.

O projeto social conta com duas unidades escolares, uma situada na região de Santo Amaro e a outra na região da Guarapiranga, ambas na zona Sul da cidade de São Paulo. Possui 39 colaboradores próprios e contratados: diretora executiva, diretora pedagógica, coordenadoras pedagógicas, professores e auxiliares de classe, auxiliares de enfermagem, psicóloga, cozinheiras, auxiliares de cozinha, auxiliares de serviços gerais, administrativos e zeladores. Todos os educadores de sala (professores e auxiliares) possuem curso superior completo em Pedagogia. Todos os colaboradores para se desenvolverem e se manterem atualizados e alinhados aos princípios metodológicos, participam de palestras com profissionais especializados e cursos de aperfeiçoamento, de modo a manter sua formação pessoal e profissional continuamente.

O Luz e Lápis possuiu um projeto pedagógico inspirado na proposta socioconstrutivista, que tem o objetivo de desenvolver a capacidade da criança de observar, descobrir, pensar e agir, tendo como princípios o respeito à dignidade e aos direitos das crianças; o direito ao brincar; o acesso aos bens socioculturais disponíveis; a socialização e o atendimento aos cuidados essenciais na primeira infância. Independente da função de cada um da equipe, acreditamos que todos são educadores. Cada um, em sua atividade diária, participa da relação educativa com as crianças, tendo um papel importante em sua formação integral.

Os membros da Diretoria Executiva e do Conselho da OSCIP Luz e Lápis são voluntários, nomeados em assembleia geral para um mandato de dois anos.